O JavaScript parece estar desativado no seu navegador. O JavaScript precisa de estar ativado para utilizar corretamente as funcionalidades deste site. Caso não saiba como ativar o JavaScript, pode seguir este link.
A carregar
As novas tecnologias têm vindo a transformar o mundo, desde a forma como comunicamos, como consumimos e como produzimos. A evolução das tecnologias digitais, como o computador, smartphone e softwares evoluídos, assim como outras tecnologias eletrónicas, a impressão 3D, e, mais recentemente, a Inteligência Artificial criou um novo movimento industrial. A chamada Indústria 4.0 integra as novas tecnologias para produzir com maior qualidade e quantidade, limita o desperdício e diminui custos de produção. O conceito de Indústria 4.0 pode parecer complexo para colocar em prática, mas, neste artigo, vamos partilhar os passos que tem de seguir para que o seu negócio não perca o comboio da nova revolução industrial.
A indústria 4.0 é o que se está a viver atualmente no mundo na dinâmica industrial, em que se utilizam as novas tecnologias para revolucionar o sistema de produção e gestão dos negócios. O aparecimento do computador marcou a viragem do sistema analógico para o sistema digital. O computador foi evoluindo para versões mais rápidas, mais capazes e eficazes e começou a ser utilizado na indústria nos anos 70 e 80 do século passado. Com o surgimento e popularização da internet, as tecnologias digitais conheceram uma rápida progressão e a indústria tem vindo a reconhecer e integrar estas novas ferramentas na sua produção. É este o movimento que representa a Indústria 4.0: a aplicação das novas tecnologias ao serviço da produção industrial.
Existem várias ferramentas digitais que têm vindo a ser integradas na indústria, com efeitos muito favoráveis na qualidade e gestão da produção:
A introdução de novas tecnologias na produção e gestão industrial tem gerado amplos benefícios e lucros às empresas que abraçaram o desafio da Indústria 4.0, demonstrando que o investimento feito é muito pertinente e tem retorno em diferentes formatos:
Para integrar a sua empresa no processo transformativo da Indústria 4.0 terá, em primeiro lugar, de fazer uma análise do estágio em que está, em termos de tecnologia e digitalização industrial. A Indústria 4.0 propõe a conversão de um sistema analógico e/ou manual num modelo de produção e gestão digital. As empresas dividem-se em três categorias, segundo a sua maturidade tecnológica:
A digitalização e automação da sua empresa poderá ser feita em etapas progressivas, ou então, pode optar por uma transformação tecnológica direta.
Quais são os passos a dar para implementar a Indústria 4.0 no meu negócio?
Existem alguns passos elementares para passar de um modelo tradicional operacional para um sistema digital:
A indústria 4.0 é o caminho a seguir para as empresas que ambicionam crescer e posicionar-se no mercado. A transformação digital abre novas portas ao seu negócio, quer seja no ramo mais tradicional e de índole artesanal, ou no setor mais industrial. A transição digital irá beneficiar o seu negócio e colocá-lo ao alcance da excelência operacional. Mas não é apenas a empresa que beneficia da Indústria 4.0. Para quem tem consciência ambiental, a nova revolução industrial tem impacto ambiental positivo, na medida em que reduz desperdício, contribuindo para a conservação de recursos.
A indústria 4.0 tem vindo a elevar os padrões de qualidade e consumo apenas as empresas têm que acompanhem a mudança, irão conseguir crescer. Se não o fizerem, correm o risco de ficar retidas no passado.