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A evolução digital e a experiência online tem vindo a alterar profundamente os hábitos de compra do consumidor, especialmente das gerações mais novas. É cada vez mais comum assistirmos à presença de lojas físicas no universo digital, que procuram oferecer uma experiência de compra mais personalizada e fluída. Esta integração da venda online à loja física, é conhecida em marketing pelo termo “estratégia omnicanal” e tem-se revelado uma autêntica revolução comercial, que impulsiona os negócios para um novo patamar. A nova estratégia é um passo essencial para as marcas que pretendem assegurar um novo meio de contacto com o cliente, adaptando-se aos novos hábitos de consumo. A integração do e-commerce com a loja física representa uma oportunidade para qualquer empresa expandir o seu alcance e aumentar as vendas, sem necessidade de grandes investimentos. Neste artigo, vamos abrir as portas do e-commerce e mostrar como poderá adaptá-lo ao seu negócio
À medida que o mundo digital tem cada vez mais um papel fundamental na sociedade, também surge como o impulsionador natural de um novo comportamento do consumidor, que tem uma visão mais abrangente e híbrida, motivando as empresas a introduzirem mudanças e diferentes opções tecnológicas, para se adaptarem aos novos hábitos e tendências, entre as quais se destacam:
Muitos consumidores fazem primeiramente uma pesquisa online para avaliar os produtos que lhes interessam, mas preferem experimentar, ver e levantar os produtos em loja. Os negócios também poderão oferecer a experiência “click and collect”, em que o cliente escolhe o produto online, mas levanta-o na própria loja, não tendo de esperar em filas. Este tipo de consumidor tem um perfil mais hesitante na compra online, por isso esta fórmula híbrida de negócio, permite aumentar a conveniência e criar maior fidelização.
O consumidor exige ao comércio moderno, a conveniência de uma proximidade digital,mas a experiência real da loja física, podendo experimentar o produto ou serviço depois de ter feito a procura online. Também procura a facilidade na devolução e troca do produto. A flexibilidade nos métodos de pagamento também tem obtido destaque, com muitas empresas a oferecerem opções de pagamentos diferentes, pagamentos prestacionais e financiamentos de compras sem juros.
Os consumidores modernos esperam que as empresas ofereçam experiências de compra adaptadas aos seus interesses, gostos e comportamentos, que podem incluir recomendações de artigos com base em compras anteriores, promoções exclusivas e conteúdos especialmente direcionados. Mas o contacto deve ser fácil, rápido e eficaz, porque se há algum problema ou demora, o consumidor pode desistir da compra. Por isso, muitas marcas investem em canais de atendimento direto, como por via das redes sociais, atendimento telefónico ou por e-mail. Os chatbots também são opção, para a loja de e-commerce.
As redes sociais tornaram-se as plataformas de eleição para os consumidores. A presença das marcas nas redes sociais não só serve para promover produtos, mas também para permitir a compra direta nas plataformas (social commerce). O conteúdo visual e as eventuais recomendações de “influencers” desempenham um papel fundamental nas decisões de compra, especialmente quando associados a promoções que geram resposta imediata.
O e-commerce não é apenas benéfico para grandes companhias, esta nova forma de negócio traz uma série de vantagens para as pequenas empresas, que trabalham apenas com uma loja física. Um dos principais benefícios é que a loja online fica aberta 24H e tem um maior alcance territorial, dependendo dos meios de transporte de encomendas e a viabilidade do valor do transporte. Mas também proporciona dados fundamentais para melhor compreensão do cliente. As plataformas de e-commerce permitem fazer o perfil dos clientes, analisar o seu comportamento e as suas preferências. Desta forma, o empresário pode ajustar a oferta e endereçar campanhas específicas de marketing para os diferentes perfis de clientes. Uma outra vantagem da integração do e-commerce com a loja física é a flexibilidade e adaptação face ao crescimento do negócio.
Unir o atendimento presencial a uma presença digital ativa oferece ao cliente uma experiência cativante multidimensional e integrar o e-commerce à loja física é mais simples do que parece. O primeiro passo está em investir num software de gestão, que tenha um módulo de e-commerce, e que permita centralizar todas as operações numa única plataforma, agregando todos os dados essenciais para trabalhar de forma eficiente. Com esta solução, é possível gerir o processo de encomenda, compra, receção, gestão de stock e venda, num processo fácil e totalmente rastreável, garantindo que o stock esteja atualizado em tempo real e de forma automática, tanto online quanto na loja física. A gestão dos pedidos é centralizada, eliminando problemas comuns, como a venda de um produto que já foi adquirido na loja física ou a desatualização de preços entre os canais.
Além de otimizar os processos internos, o software de gestão permite integrar os catálogos das redes sociais, assim como incorpora diferentes meios de pagamento, como o MB Way ou cartões de crédito, entre outros. A aposta por um software de gestão irá potenciar as vendas online e na loja física, permitindo melhorar a eficiência operacional.
Num mercado altamente competitivo, ter um sistema de gestão que unifique os dois canais não só melhora a excelência operacional, mas também proporciona uma abordagem mais personalizada e integrada, o que é essencial para o sucesso dos negócios no contexto atual.
A integração entre uma loja física e um e-commerce é fundamental para garantir uma gestão eficiente e uma experiência mais completa aos consumidores. O aumento da visibilidade da marca e o incremento em vendas é apenas um pequeno incentivo para que os empresários invistam num software de gestão, conectando ambos os canais e centralizando todas as operações numa única plataforma. Mas um software de gestão oferece diversas outras vantagens que contribuem para o bom funcionamento de um negócio. O software de gestão vai garantir a rastreabilidade completa de todas as transações, desde o pedido até a entrega, o que facilita a gestão de fluxo de caixa e o acompanhamento de cada operação. Também reduz os erros humanos, ao automatizar tarefas. Outro benefício importante é a faturação automatizada, que assegura que todas as transações sejam realizadas conforme as exigências da Autoridade Tributária, garantindo conformidade com as obrigações fiscais e evitando multas e problemas legais. Ao centralizar estes processos, o software de gestão facilita a administração do negócio e proporciona maior segurança, transparência e eficiência.
Num mercado cada vez mais competitivo, a integração desses canais com a ajuda de um bom software de gestão não é apenas uma vantagem operacional, mas uma estratégia fundamental para a sustentabilidade e crescimento do negócio.