O JavaScript parece estar desativado no seu navegador. O JavaScript precisa de estar ativado para utilizar corretamente as funcionalidades deste site. Caso não saiba como ativar o JavaScript, pode seguir este link.
A carregar
Quando chega a hora de investir num software que modernize e otimize o negócio, muitos empresários deparam-se com algumas dúvidas sobre qual o software que poderá ser mais indicado para os seus propósitos. As dúvidas adensam-se quando são confrontados com a opção por um software de gestão ou software de faturação, uma vez que existem alguns pontos de convergência, no que toca a funcionalidades. Estas dúvidas são totalmente legítimas para o empresário que quer fazer um investimento ajustado às necessidades específicas da sua empresa e que queira ter margem de manobra para fazer um reajuste, conforme o crescimento do negócio. Tal como um qualquer equipamento ou ferramenta, em que a empresa faz o investimento a pensar no futuro, a escolha do software também deve ser pensada para crescer com a empresa. Neste artigo, vamos descobrir as principais características de um software de gestão e software de faturação, e quais as principais diferenças entre estes dois produtos, de forma a que faça uma escolha informada e acertada para a sua empresa.
Um bom software de gestão ou ERP - Enterprise Resource Planning, que se traduz na gestão dos recursos da empresa, tem funções multidisciplinares, que são tidas como fundamentais na administração a curto e longo prazo da empresa. O software de gestão converge todas as informações e dados de forma integrada, com uma ínfima margem de erro, permitindo a organização e administração da empresa, de uma forma muito mais eficiente e competente. Alguns softwares de gestão funcionam de forma modular e integrada, podendo ajustar-se às necessidades da empresa e acompanhar o seu crescimento.
O software de faturação é direcionado para as vendas, tendo por vista a agilização das transações entre empresa e cliente, de forma eficaz e cumprindo com as normas legais em vigor. A função deste tipo de ferramenta é cumprir com agilidade os requisitos afetos à faturação da empresa. A emissão de documentos, como notas de crédito/débito, faturas ou faturas-recibo, orçamentos, ficheiros SAF-T (quando o software é certificado) é bastante mais eficiente, rápida e competente. Pode também fazer gerar relatórios financeiros pormenorizados, que auxiliam na administração e gestão do negócio.
O software de gestão é bastante mais completo do que o software de faturação, sendo que alguns produtos de software específicos integram também um módulo de faturação, conjugando todos os dados necessários ao bom funcionamento de um negócio num único sistema. Trata-se de uma resposta mais multidisciplinar, que integra as diferentes áreas do negócio, facilitando uma gestão mais eficiente e completa. O empresário tem acesso a toda a informação que necessita para gerir o seu negócio e os processos são automatizados, mais rápidos e com uma ínfima margem de erro. Por outro lado, o software de faturação exige menores conhecimentos ou formação para funcionar, uma vez que é mais simples e não contém tanta informação. É um investimento menor, que se adequa mais a pequenos negócios, que não têm perspectivas de crescimento a médio prazo. Para o empresário ou profissional freelancer, que apenas quer ter a faturação em dia e que esteja em conformidade com as normas legais, o software de faturação pode ser mais indicado, mas se procura o crescimento sólido, com base em dados reais e obter mais lucro, através de uma gestão mais eficiente dos recursos humanos e menores custos de produção, então o investimento num software de gestão faz mais sentido.
A escolha entre um software de faturação ou software de gestão mais completo e integrado pode ser uma decisão determinante para o sucesso do seu negócio. Se por um lado, um software de faturação é menos dispendioso e cumpre com os requisitos legais, por outro, o software de gestão resulta num investimento mais avultado, mas dá-lhe uma resposta que abrange todos os setores da empresa, desde a produção até à venda ao cliente final. No entanto, existe um meio termo entre estas duas soluções de software. Trata-se de sistemas modulares, que acompanham o crescimento e as necessidades do seu negócio. Estes sistemas permitem que a empresa vá adquirindo os módulos à medida das suas necessidades. Se procura um software que responda às exigências legais da faturação, mas que também cumpra um papel impulsionador da sua empresa, um software completo, 100% modular e integrado com todas as áreas da empresa, fale com um especialista.
Tem dúvidas em escolher um software, que responda às necessidades atuais e futuras do seu negócio? Procure um especialista! (+351) 21 924 55 52 | (+351) 91 529 23 33 | urbinfor@urbinfor.pt