O JavaScript parece estar desativado no seu navegador. O JavaScript precisa de estar ativado para utilizar corretamente as funcionalidades deste site. Caso não saiba como ativar o JavaScript, pode seguir este link.

Inteligência Artificial e o setor do retalho e alimentar- o futuro é hoje!

Nos últimos anos, a Inteligência Artificial (IA) tornou-se uma presença constante no nosso léxico, nas nossas conversas e nas nossas vidas pessoais e profissionais. A evolução desta tecnologia conheceu um passo gigantesco, que tem vindo a alterar a forma como percepcionamos o mundo. Mesmo não nos apercebendo, a IA está em todo o lado, desde as procuras que fazemos na Internet, até ao que comemos e como comemos. Os setores do retalho e alimentar têm vindo a adotar soluções tecnológicas que são potenciadas pela IA, que torna processos anteriormente demorados e analógicos, em sistemas simples e automatizados, otimizando as operações, melhorando a experiência do cliente e superando os desafios da concorrência e das exigências formais de sustentabilidade. Neste artigo, vamos decifrar o mundo da Inteligência Artificial e como pode ajudar o seu negócio de retalho ou alimentar a dar um passo em frente a um futuro inovador e profícuo.

 

Mas afinal de contas, o que é a Inteligência Artificial?

A Inteligência Artificial diz respeito à capacidade de sistemas tecnológicos e computacionais em desempenhar funções que habitualmente precisam de qualidades humanas, como raciocínio lógico, aprendizagem, interpretação e interação em linguagem natural. Esta tecnologia começou a ser desenvolvida na década 50 do século passado, tendo vindo a evoluir desde então. A partir de 2012 ganhou uma nova inovação com o “deep learning”, uma abordagem que permitiu aos computadores desenvolver conteúdo e “aprender”, tendo por base conjuntos de dados. 

 


Qual é o papel da IA no sector do retalho e alimentação?

A inteligência Artificial tem vindo a contribuir para a inovação e simplificação de processos no setor do retalho e alimentação, através de novas funcionalidades tecnológicas que são implementadas em sistemas de gestão e noutros sistemas de produção, que têm vindo a revolucionar a forma como as empresas trabalham e produzem. Com o aumento da concorrência e as crescentes exigências do mercado, as inovações  que a IA oferece são uma vantagem competitiva evidente. Mas a utilização da IA apenas gera esforço por parte dos investigadores que desenvolvem novas funcionalidades para os softwares e hardwares que são utilizados nas empresas. De resto, estes novos programas são cada vez mais intuitivos e simples de usar. 

 

Funcionalidades IA em sistemas de gestão valorizam setor alimentar e de retalho

Nos softwares de gestão específicos para o sector do retalho e da alimentação, têm vindo a ser desenvolvidas diversas aplicações, que vão no sentido de melhorar a qualidade dos produtos e a experiência do consumidor:

 

  • Rastreabilidade em tempo real

Uma das inovações que surgiu com a IA e que beneficia o setor alimentar em especial, é a rastreabilidade em tempo real, que empresas como a Urbinfor, especialista em sistemas de informação, estão a criar. A possibilidade de rastrear em tempo real todo o processo pelo qual passa o alimento até ao cliente final é fundamental para assegurar a qualidade e segurança dos alimentos distribuídos. A nova aplicação de rastreabilidade em tempo real utilizam sensores especiais e plataformas de IA para seguir continuamente o produto, desde os ingredientes primários até ao produto final. Este sistema faz um controlo rigoroso de recursos, permitindo às empresas tomar decisões informadas com celeridade e eficácia. Em tempos futuros, softwares de gestão como o GPanifica vão integrar o sistema blockchain , uma tecnologia de registro descentralizado, que permite a criação de um banco de dados mais seguro, trazendo benefícios sobretudo na eficiência e confiança vertida no produto final. 

 

  • Receitas alimentares aperfeiçoadas por IA

A criação de novas receitas e aperfeiçoamento das existentes é uma possibilidade com a IA. Através de um sistema de gestão que integre tecnologia IA, o setor da alimentação irá beneficiar de um conjunto vasto de informações, que vão desde as preferências dos consumidores, tendências atuais  até histórico e vendas, para criar novos produtos ou aperfeiçoar as existentes. Os algoritmos de IA utilizam métodos de recolha e análise de dados, que permitem saber quais as combinações de sabores que poderão ser bem recebidas pelo público. Também mantêm a consistência e uniformidade do produto, naturalmente importantes para o cliente. A IA também permite com facilidade customizar o produto, para que este se adapte a diferentes gostos ou dietas alimentares, como a vegana ou sem lactose ou glúten.

 

  • Automatização do fluxo de produção

O sistema de IA pode criar recursos para auxiliar no planeamento mais exato, assim como a previsão de produção. Com o  fluxo de trabalho otimizado, a produção é mais eficaz e ajustada, de forma a melhorar a sua eficiência, minimizando a possibilidade de haver estrangulamentos nos diversos setores de produção. Através da informação e análise de dados, é também mais fácil prever necessidades futuras, com base nas tendências de consumo e outras informações recolhidas na base de dados. No setor alimentar, em que as margens de lucro são limitadas, as vantagens da utilização da automatização do fluxo de produção também se estendem à redução de custos, potenciada pela capacidade de ajustar a produção à capacidade máxima de produção e minimização do desperdício.

 

  • Módulos customizáveis para funcionalidades avançadas

A identidade de cada empresa e o seu perfil de gestão  têm uma melhor resposta com sistemas que permitem a personalização consoante as suas necessidades específicas. Os sistemas de informação conseguem criar módulos personalizados, que criam relatórios de análise de produção e ferramentas de previsão de procura. A IA permite gerar modelos preditivos com base em machine learning* e big data**.



Inteligência Artificial: a nova ferramenta de inovação no sector empresarial

À medida que caminhamos pela primeira metade do século XXI, vivemos uma nova era com o desenvolvimento da Inteligência Artificial e os benefícios para as empresas do setor do retalho e alimentação são mais que muitos. Desde a rastreabilidade em tempo real, até à descoberta de novas receitas que ajudam a melhorar os produtos, à automatização do fluxo de produção, a IA está a redefinir a forma como as empresas trabalham.

A implementação destas tecnologias transforma as empresas, dá-lhe mais vantagem competitiva e, será, a mais longo termo, uma necessidade para os negócios que queiram progredir. Se procura a modernização da sua empresa para que alcance a com as mais modernas e inovadoras tecnologias que integram a IA, procure a Urbinfor, especialista em sistemas de informação avançados, auxiliando as empresas a alcançar o próximo nível. 

 

Quer modernizar a sua empresa com novas soluções de tecnologia ?

Contacte a Urbinfor, especialista em software específico e modular, que cresce à medida do seu negócio!

(+351) 21 924 55 52 | (+351) 91 529 23 33 | urbinfor@urbinfor.pt