O JavaScript parece estar desativado no seu navegador. O JavaScript precisa de estar ativado para utilizar corretamente as funcionalidades deste site. Caso não saiba como ativar o JavaScript, pode seguir este link.
A carregar
A escolha do Software passa por uma pesquisa abrangente e completa. O que encontramos no mercado, grosso modo, acabam por nos reduzir a três opções: o Software Genérico, aquele que dá para tudo; o Software Adaptado ou à medida, aquele que sai caro e demora e o Software Específico, aquele que é desenvolvido para o setor onde atua.
Quando pensamos numa opção em termos de software temos de ponderar variáveis. A escolha do software indicado costuma ser uma decisão ponderada e demorada.
Hoje o mercado está preenchido de soluções para todos os gostos e, embora todas as soluções de software pareçam semelhantes, existem algumas diferenças que podem ditar o sucesso, não só da implementação, como da sua empresa.
Software Genérico, aquele que dá para tudo!
A partir de 10 € por mês é possível encontrar soluções certificadas que efetuam uma gestão básica da empresa: emissão de faturas, lançamento de recebimentos de clientes, geração do ficheiro SAF-T, entre outros, são algumas das funcionalidades que todas as soluções de gestão permitem e, com mais ou menos usabilidade, todas elas cumprem os requisitos fiscais e legais impostos pela Autoridade Tributária.
Quando o negócio tem especificidades e processos característicos, como qualquer negócio, seja na gestão das encomendas, nos processos de faturação ou na área da produção, uma solução genérica pode continuar a ser uma solução, mas a falta de automatismos e de adaptação às especificidades do negócio, geram muitas vezes um consumo elevado de recursos humanos, que não beneficia a rentabilidade da empresa.
Aqui, as soluções genéricas deixam de ser a melhor opção para o negócio, a não ser que sejam customizadas, o que nos leva à opção seguinte:
Software Adaptado ou à medida, aquele que demora e sai caro!
Quando o software genérico não é solução, a customização da solução existente ou a criação de um software à medida é muitas vezes o caminho indicado pelos profissionais.
A customização consiste em acrescentar funcionalidades específicos do negócio ao software genérico adotado pela empresa, ao passo que o desenvolvimento à medida corresponde ao desenvolvimento de um sistema de raiz, específico para o negócio em causa e para a empresa em questão.
Muitas vezes, dadas as diferentes necessidades da empresa nas diferentes áreas de negócio, há diferentes sistemas implementados e a customização necessária é, sobretudo, ao nível da criação de sistemas intermédios que permitem a integração da informação originária dos vários sistemas.
Estes processos de customização ou desenvolvimento à medida são, na maioria das vezes, processos morosos, caros e pouco otimizados, uma vez que têm apenas em consideração aquele negócio específico, ignorando ou desconhecendo as boas práticas do setor em que a empresa se integra.
Software Específico, aquele que é desenvolvido para o setor onde atua!
Criado para um setor ou mercado específico é na maioria das vezes a resposta para os desafios do negócio.
O custo é mais elevado do que o das soluções genéricas, mas bastante mais baixo do que customizações ou desenvolvimentos à medida, é compensado pelo aumento da rentabilidade do negócio, em resultado de uma melhor otimização dos processos da empresa, uma vez que tem por base as boas práticas do sector ao qual o software pretende responder.
São tipicamente soluções de software respondem, de forma simples e otimizada, às necessidades das diferentes áreas da empresa, estendendo-se a todas elas, dando uma resposta integrada e otimizada.
No momento da escolha, seja qual for a dimensão do negócio, a escolha do software de gestão para a uma empresa deve ter em conta o preço, mas também aspetos como o apoio pós-venda, a adequação ao negócio, a possibilidade de crescimento do software em conjunto com o seu negócio, entre outros.
As soluções específicas são aquelas que dão uma melhor resposta global em todos estes fatores e fazem a empresa crescer de forma sustentável e coesa.